PH


DETERMINAÇÃO DO PH

O bioquímico dinamarquês Peter Lauritz Sorensen (1868-1939) trabalhava no laboratório Carlsberg, em Copenhague, na Dinamarca, estudando reações enzimáticas e controle de qualidade da cerveja (nos quais a concentração dos íons de hidrogênio tem papel fundamental). Porém, as concentrações tanto do hidrônio [H3O+(aq)] quanto do íon hidróxido [OH-(aq)], em soluções aquosas, aparecem em uma extensa faixa de números com expoentes negativos.
Isso pode ser visto em vários casos, como os mostrados abaixo:
                 
Observe que todas as concentrações dos íons hidrônio e hidróxido são mostradas em notação exponencial, com valores muito pequenos. Para evitar trabalhar com esse tipo de notação e tornar mais fácil a comparação de certos valores relacionados a esses estudos, como os valores das constantes de ionizações de ácidos e base, Sorensen propôs a transformação desses valores em escala logarítmica, que seria a escala de pH.
O termo pH significa potencial (ou potência) hidrogeniônico, portanto, refere-se à concentração de [H+] ( ou H3O+) em uma solução.
O pH de uma solução é o cologarítimo decimal de base dez, conforme expresso abaixo:
colog [H+]  = - log [H+]
pH = - log [H+]
[H+] = 10-pH, em mol/L
O mesmo se aplica ao pOH (potencial hidroxiliônico), que se refere à concentração dos íons OH- na solução:
pOH = - log [OH-]
[OH-] = 10-pOH, em mol/L


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ALUNOSONLINE. Determinação do pH. Disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/quimica/determinacao-ph-poh.html acesso: 19 de Junho de 2020

AGORA AMORES É COM VOCÊS



1. O pH informa a acidez ou a basicidade de uma solução. A escala abaixo apresenta a natureza e o pH de algumas soluções e da água pura, a 25°C.
Uma solução desconhecida estava sendo testada no laboratório por um grupo de alunos. Esses alunos decidiram que deveriam medir o pH dessa solução como um dos parâmetros escolhidos na identificação da solução. Os resultados obtidos estão na tabela abaixo.
Aluno
Valor de pH
Carlos
4,5
Gustavo
5,5
Simone
5,0
Valéria
6,0
Paulo
4,5
Wagner
5,0
Renata
5,0
Rodrigo
5,5
Augusta
5,0
Eliane
5,5
Da solução testada pelos alunos, o professor retirou 100ml e adicionou água até completar 200ml de solução diluída. O próximo grupo de alunos a medir o pH deverá encontrar para o mesmo:                    
  A) valores inferiores a 1,0.        
  B) os mesmos valores.    
  C) valores entre 5 e 7. 
  D) valores entre 5 e 3. 
  E) sempre o valor 7.

2. .Uma comunidade resolveu criar peixes. Construíram viveiros de trutas, carpas e piabas. Após algum tempo, as trutas e as carpas começaram a morrer. Consultaram um piscicultor e este sugeriu que se levasse a água para analisar sua acidez. Dados:
Espécie de peixe                pH mínimo para sobrevivência
Trutas                                     5,2
Carpas                                    5,4
Piabas                                     4,5
Caso tenham começado a morrer somente as trutas e carpas, o pH deve:
 a) estar acima de 5,4  
 b) entre 5,2 e 5,4 
 c) abaixo de 5,2 e acima de 4,5     
 d) abaixo de 5,2                       
  e) abaixo de 4,5

3.O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções. Misturando-se um pouco de suco de repolho e da solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala abaixo.
Algumas soluções foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados:
Material
Cor
I  amoníaco
verde
II  leite de magnésia
azul
III  vinagre
vermelho
IV   leite de vaca
rosa
De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caráter:
A) ácido/básico/básico/ácido  
B) ácido/básico/ácido/básico  
 C) básico/ácido/básico/ácido
D) ácido/ácido/básico/básico  
  E) básico/básico/ácido/ácido

4..Utilizando-se o indicador citado em sucos de abacaxi e de limão, pode-se esperar como resultado as cores:        
 A) rosa ou amarelo.
  B) vermelho ou roxo.  
C) verde ou vermelho.
D) rosa ou vermelho.
E) roxo ou azul.

5.Quando o pH de uma solução aquosa é igual a 7, isso significa que na solução temos:
a)      [OH-] =10-6 M e [H+] =10-8 M.
b)      [OH-] =10-5 M e [H+] =10-9 M.
c)      [OH-] =10-4 M e [H+] =10-10 M.
d)      [OH-] =10-3 M e [H+] =10-11 M.
e)      [OH-] =10-7 M e [H+] =10-7 M.


6. São indicados os pH de três ácidos: Clorídrico pH 1,0    Acético  pH 2,9   Cianídrico pH 5,1.  Responda:
a) Qual dos ácidos é o mais forte? b) Qual a concentração de H+ e OH- de cada um?

7.Atividades apostila 2º Bimestre pág. 41       1.I e 1.J

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