LEIS PONDERAIS


Introdução
As principais leis ponderais introduzidas no século XVIII que geraram um grande avanço no estudo da Química, foram as leis de Lavoisier e a de Proust. Ambas serão explicadas mais detalhadamente a seguir.
Lei de Lavoisier
A lei de Lavoisier, também conhecida como lei da conservação das massas, foi proposta por Antoine Laurent Lavoisier por volta de 1775 e afirma o seguinte: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Esta lei foi formulada após Lavoisier realizar um experimento usando uma certa massa de óxido de mercúrio como reagente, o qual foi aquecido dentro de um sistema fechado. O produto desta reação química foi mercúrio e oxigênio, cujas massas somadas foram idênticas ao número da massa do reagente. A equação química da reação descrita acima está mostrada abaixo:
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
 NAHRA Sara . Leis Ponderais. Disponível em: https://querobolsa.com.br/enem/quimica/lei-de-lavoisier-e-lei-de-proust acesso em  13 de julho de 2020

QUER SABER MAIS:
AGORA É COM VOCÊS AMORES

Atividades da apostila
2.b/2.c/2.d/2.f/2.g 


1.  Ao se passar uma corrente contínua na água (eletrólise), ela é decomposta em seus constituintes: hidrogênio e oxigênio. Os dados experimentais mostram que as massas dessas duas substâncias sempre estarão na mesma proporção de 1:8, seguindo a Lei Ponderal de Proust. Essas reações também seguem a lei de Lavoisier, isto é, a massa no sistema permanece constante.
Com base nessas leis, indique a alternativa que traz os respectivos valores das massas (em gramas) que substituiriam corretamente as letras A, B, C e D nesses experimentos:

a.       4,5/ 1,0/ 16,0/ 99,99.
b.      3,5/ 0,1/ 20,0/ 8,0.
c.        5,0/ 17,0/ 28,0/ 8,8.
d.      6,0/2,0/ 16,0/ 8,0.
e.       4,5 1,0/ 20,0/8,8.


2.Lavoisier foi o primeiro cientista a determinar que o ar era constituído por uma mistura de dois gases: 21% de oxigênio e 79% de azoto (não permite a existência de vida: azoo = não vida). Esse gás é conhecido atualmente como:
a.       Hidrogênio
b.      Nitrogênio
c.       Amônia
d.      Gás carbônico.
e.       Cloro.
3.  A frase: “Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se” relaciona-se com as ideias de:
a.       Dalton.
b.      Proust.
c.       Boyle.
d.      Lavoisier.
e.       Gay-Lussac.
4. Considere as seguintes reações químicas, que ocorrem em recipientes abertos, colocados sobre uma balança:
I - Reação de bicarbonato de sódio com vinagre, em um copo.
II - Queima de álcool, em um vidro de relógio.
III - Enferrujamento de um prego de ferro, colocado sobre um vidro de relógio.
IV - Dissolução de um comprimido efervescente, em um copo com água.

Em todos os exemplos, durante a reação química, a balança indicará uma diminuição da massa contida no recipiente, exceto em:

a) III
b) IV
c) I
d) II


5. O cálcio reage com o oxigênio produzindo o óxido de cálcio, mais conhecido como cal virgem. Foram realizados dois experimentos, cujos dados estão alistados na tabela a seguir de forma incompleta:

Descubra os valores de x, y z com o auxílio das Leis de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas) e de Proust (Lei das Proporções Constantes).


6. 100 g de calcário é colocada sob aquecimento e se decompõe em 56 g de cal viva e 44 g de gás carbônico. Essa afirmativa está baseada na lei de qual cientista?
a)      Lavoisier
b)      Dalton
c)      Richter
d)     Gay-Lussac
e)      Proust


7. Na reação de neutralização do ácido clorídrico pelo hidróxido de magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reage com 58 g do hidróxido com formação de 36 g de água. Baseado nessas informações e utilizando a Lei de Lavoisier, determine a massa do outro produto dessa reação, o cloreto de magnésio.


9.  Os pratos A e B de uma balança foram equilibrados com um pedaço de papel em cada prato e efetuou-se a combustão apenas do material contido no prato A. Esse procedimento foi repetido com palha de aço em lugar de papel. Após cada combustão, observou-se:

              Com papel                                        Com palha de aço
a)      A e B no mesmo nível                 A e B no mesmo nível
b)     A abaixo de B                              A abaixo de B
c)      A acima de B                               A acima de B
d)     A acima de B                               A abaixo de B
e)      A abaixo de B                              A e B no mesmo nível


10. O conjunto esquematizado contém inicialmente os reagentes A e B separados. Utilizando dois conjuntos desse tipo, são realizados os experimentos 1 e 2, misturando-se A e B, conforme descrito a seguir:


Experimento 1:
Reagente A: solução aquosa de nitrato de prata.
Reagente B: pó de cloreto de sódio.
Produtos: cloreto de prata sólido e solução aquosa de nitrato de sódio.
Experimento 2:
Reagente A: solução aquosa de cloreto de hidrogênio.
Reagente B: pó de carbonato de sódio.
Produtos: água líquida, gás carbônico e solução aquosa de cloreto de sódio.
Designando por I a massa inicial de cada conjunto (antes da mistura) e por F1 e F2 suas massas finais (após misturar) tem-se:
a)      Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 = I
b)      Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 > I
c)      Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 < I
d)     Experimento 1: F1 > I; experimento 2: F2 > I
e)      Experimento 1: F1 < I; experimento 2: F2 < I


11. Devido à toxicidade do mercúrio, em caso de derramamento desse metal, costuma-se espalhar enxofre no local, para removê-lo. Mercúrio e enxofre reagem, gradativamente, formando sulfeto de mercúrio. Para fins de estudo, a reação pode ocorrer mais rapidamente se as duas substâncias forem misturadas num almofariz. Usando esse procedimento, foram feitos dois experimentos. No primeiro, 5,0 g de mercúrio e 1,0 g de enxofre reagiram, formando 5,8 g do produto, sobrando 0,2 g de enxofre. No segundo experimento, 12,0 g de mercúrio e 1,6 g de enxofre forneceram 11,6 g do produto, restando 2,0 g de mercúrio.
Mostre que os dois experimentos estão de acordo com a lei da conservação da massa (Lavoisier) e a lei das proporções definidas (Proust). 



Comentários