A IMPORTÂNCIA DO SAL

 

Sal: origem, importância e tipos

O sal é uma substância vital para os seres humanos. Conheça suas propriedades e funções

O sal está presente na Terra desde a sua formação, e foi em um meio salino que surgiram os primeiros seres unicelulares, desempenhando um importante papel na evolução dos seres vivos e na história da humanidade. Os registros do uso do sal pelos homens remontam há cinco mil anos. Ele já era usado na Babilônia, no Egito, na China e em civilizações pré-colombianas, principalmente como moeda, como forma de conservar alimentos e para lavar, tingir e amaciar o couro.

Devido à sua escassez e importância, o sal chegou a ter o valor equivalente ao ouro, e foi o pivô de guerras e disputas - só para se ter uma ideia, as primeiras estradas construídas tinham como objetivo transportar o sal. Hoje, devido ao avanço da tecnologia e à produção em larga escala, o sal está ao alcance de todos.

A química descreve que sal é todo produto resultante da reação entre um ácido e uma base, que, quando dissolvidos em água liberam um cátion diferente do H+ e um ânion diferente do OH-. O sal que consumimos, o cloreto de sódio (NaCl), é produto da reação entre ácido clorídrico e o hidróxido de sódio. Todo o sal comercializado é extraído de fontes naturais e, devido às diferentes condições da reserva onde foi formado, essas apresentam outros minerais em sua constituição.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)sal para consumo humano refere-se ao “cloreto de sódio cristalizado extraído de fontes naturais, adicionado obrigatoriamente de iodo”. O sal pode ser classificado de acordo com a sua composição e processamento (comum, refinado e marinho) e características dos grãos (grosso, peneirado, triturado e moído), cada qual com suas especificações definidas pela legislação.

Propriedades e funções

sal é uma substância vital para os seres humanos; nosso corpo possui sais que são regulados pelos rins e pela transpiração. O sódio está envolvido na contração muscular, incluindo os batimentos cardíacos, nos impulsos nervosos e na ingestão de proteínas. O cloro (cloreto) auxilia na absorção de potássio, é a base do ácido estomacal e ajuda no transporte dos dióxidos de carbono das células até os pulmões, onde são liberados. Porém seu uso excessivo pode trazer serias consequências ao organismo.

Os usos do sal o fazem um importante ingrediente na tecnologia de alimentos, desempenhando diversas funções técnicas:

Conservante

sal preserva os alimentos, criando um ambiente hostil para alguns micro-organismos patogênicos, inibindo seu crescimento e evitando a deterioração.

Texturizador

sal provoca a fortificação das estruturas do glúten nas massas, produzindo uniformidade, dureza e textura. Também produz maciez nas carnes curadas e desenvolve algumas características básicas dos queijos, como a dureza.

Aglutinador

sal ajuda a extrair as proteínas em carnes processadas, fornecendo uma força de ligação entre seus pedaços. Na fabricação de salsichas e linguiças, emulsões estáveis são formadas quando o sal diluído em soluções proteicas cria uma fina camada envolvendo a gordura. Esse processo é responsável por criar um gel de ligação entre a carne, a gordura e a umidade.

Controlador de fermentação

Por retardar e controlar a taxa de fermentação, o sal é muito utilizado na produção de produtos de panificação, fabricação de queijos, chucrutes e linguiças.

Desenvolvimento de cor

Usado com açúcar ou nitritos, o sal auxilia na cor dourada da crosta dos pães e desenvolve a cor característica dos produtos derivados de carne.

As variedades de sal disponíveis para o preparo de alimentos podem ser impressionantes, mas todas elas se enquadram em quatro tipos básicos:

Sal de cozinha, sal marinho, sal kosher e sal de rocha. Os primeiros três tipos são sais para fins alimentícios e a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de alimentos nos EUA, exige que eles contenham pelo menos 97,5% de cloreto de sódio. Os outros 2,5% são microminerais, compostos químicos gerados pelo processamento ou antiaglutinantes.

Tipos de sal

Sal de cozinha ou “refinado” (400 mg sódio/1 g de sal)

sal de cozinha pode ser iodado ou não iodado. O iodo foi adicionado ao sal pela primeira vez em meados de 1920 para combater uma epidemia de hipertiroidismo e o bócio. Em algumas áreas, fluoreto e ácido fólico também costumam ser adicionados ao sal.

sal de cozinha é o mais usado. Ele é processado para remover impurezas e contém antiaglutinantes, como o fosfato de cálcio. O sal grosso evita o ressecamento dos alimentos por não ter passado pelo processo de refinamento e apresenta a mesma quantidade de sódio do sal de cozinha.

Sal hipossódico ou light (197 mg de sódio/1 g de sal)

sal hipossódico, segundo a Anvisa, é “o produto elaborado a partir da mistura de cloreto de sódio com outros sais, de modo que a mistura final mantenha poder salgante semelhante ao do sal de mesa, fornecendo, no máximo, 50% do teor de sódio na mesma quantidade de cloreto de sódio”. Geralmente é indicado para pessoas que têm restrição ao consumo de sódio. Entretanto, indivíduos com doenças renais não devem utilizá-lo, já que o aumento da ingestão de potássio pode causar um acúmulo do mineral no organismo, elevando o risco de complicações cardiovasculares. O sal hipossódico deve se consumido com a orientação de um médico ou nutricionista.

Sal líquido (110 mg de sódio/1 ml de sal)

sal líquido é obtido pela dissolução de sal de altíssima pureza e sem aditivos em água mineral. Com embalagem contendo 250 ml, trata-se do primeiro e único sal iodado do Brasil apresentado na forma líquida. Com sabor suave, o sal líquido pode ser usado em todos os alimentos, sem alterar suas características.

Sal marinho (420 mg de sódio/1 g de sal)

Assim como o refinado, o sal marinho também é formado por cloreto de sódio e obtido a partir da evaporação da água do mar. No entanto, ele não passa pelo processo de refinamento, o que faz com que mantenha os minerais e nutrientes e dispense a adição de outros ingredientes químicos. O sal marinho é comercializado em sua coloração natural, a qual varia entre branco, cinza, preto ou rosa. O sal grosso e o sal rosa do Himalaia são alguns exemplos de sais marinhos.

Por não passar pelo processo químico de refinamento e conter menos sódio, o sal marinho é mais saudável do que o refinado. Para tornar-se refinado e branco, o sal passa por um longo processo de aquecimento e refinamento que faz com que ele perca quase todo o seu valor nutricional e tenha de receber uma série de aditivos, como o iodo.

sal marinho, por sua vez, não necessita passar por esse processo químico, mantendo seus nutrientes e livrando-se dos ativos. Além disso, o sal marinho contém menos sódio do que o refinado.

Flor de sal (450 mg de sódio/1 g de sal)

A flor de sal contém 10% mais sódio do que o sal refinado. Na elaboração, são utilizados apenas os cristais retirados manualmente da camada superficial das salinas onde se formam os grãos translúcidos. A flor de sal possui sabor mais intenso e textura crocante, devendo ser acrescentada após a preparação dos alimentos.

Sal rosa do Himalaia (230 mg de sódio/1 g de sal)

Embora não seja retirado diretamente do mar, o sal rosa do Himalaia é um tipo de sal marinho. Como o próprio nome sugere, ele é extraído de depósitos milenares nas cadeias montanhosas do Himalaia. Por não passar por um processo químico, ele mantém suas características originais, incluindo a cor e os nutrientes. O sal rosa do Himalaia é muito utilizado na confecção de lamparinas, que apresenta funções terapêuticas e como sal de banho.

Sal negro (380 mg de sódio/1 g de sal)

sal negro, também conhecido como Kala Namak, é obtido em reservas naturais da região central da Índia, e geralmente tem uma cor escura cinza-rosada. O tipo indiano possui um sabor forte e contém compostos sulfúricos, ferro e outros microminerais. Além de compostos sulfurosos, o sal negro é formado por cloreto de sódio e cloreto de potássio. É interessante destacar que o sal negro obtido no Havaí é mais escuro e contém traços de carvão vegetal e lava.

Sal kosher

sal kosher é o sal grosso processado em cristais menores, porém não totalmente refinado, usado para preparar carnes kosher (culinária judaica), já que remove o sangue rapidamente. Por não ser iodado, estudiosos afirmam que o sal kosher é muito recomendado na cozinha: o iodo deixa o sal de cozinha com um leve gosto de metal.

Sal de bambu coreano

sal de bambu coreano é extraído assando o sal marinho com uma lama amarela em cilindros de bambu. Esse processo foi descoberto por monges e médicos coreanos há mais de 1000 anos atrás.

Sal de rocha

sal de rocha é um sal grosso não refinado que geralmente contém impurezas não comestíveis. Mas ele tem um uso na culinária. Receitas de sorvetes caseiros costumam orientar que sal de rocha deve ser espalhado sobre o gelo ao redor do cilindro com a mistura de sorvete. O sal faz o gelo derreter mais rápido e a mistura de sal e água resultante congela a uma temperatura mais baixa do que se o gelo estivesse sozinho. Isso faz o sorvete congelar mais rápido. O sal de rocha também é espalhado sobre estradas e calçadas congeladas para derreter o gelo.

sal geralmente é produzido de três formas: mineração subterrânea, mineração por solução ou evaporação solar. Sendo a mineração por solução o método utilizado para produzir a maioria dos sais de cozinha.

 

Fontes: Insumos (O sal e seus substitutos)Nutritotal (Qual a diferença entre os tipos de sal?)Info Escola (Classificação de sais inorgânicosDiário do Chef (Sal da terra ou do mar)O que é o sal de bambu - Nutriçã

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

 

ECYCLE . Uso do sal disponível em:https://www.ecycle.com.br/3783 acesso 29 de agosto de 2020

 

 MATERIAL DE APOIO AO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO, CADERNO DO ALUNO.QUÍMICA ENSINO MÉDIO 3a SÉRIE.VOLUME 1 Nova edição 2014- 2017 São Paulo

 

  

 ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO SÃO PAULO FAZ ESCOLA CIÊNCIAS DA NATUREZA VOL.2 3º ENSINO MÉDIO

 

 

 

AGORA É COM VOCÊS AMORES

 

 

RETOMANDO   O   TEXTO   NEUTRALIZAÇÃO DE 10 A 2108

 

1.        Atividades 2 e e 2 f   volume 2    pág. 44 e 45

 

 

2.       Obtenção   do   cloreto de sódio a partir   da água  do  mar  e  sua  utilização  como  matéria-prima  em  processos  produtivos

 

Tipo de sal

Estado

Produção anual/103 t

Contribuição na produção (%)

 

 

Marinho

Piauí

10

0,15

Ceará

74

1,1

Rio de Janeiro

120

1,8

Rio Grande do Norte

4 918

73,0

Total de sal marinho

 

5 122

75,9

Gema

Alagoas e Bahia

1 623

24,1

Total geral de sal

 

6 745

100,0

A.     Quais são os principais produtores brasileiros do sal de cozinha (sal com grande teor de cloreto de sódio)?

B.       O que é sal-gema?

 

3.      A água do mar contém em média 35 gramas de sais em cada quilograma de água. Na tabela estão discriminados os íons que aparecem em maior proporção nela

Composição média das águas superficiais do Oceano Atlântico: íons mais abundantes

Íons dissolvidos na água do mar

gíon · kg –1 do mar

água

Quantidade de matéria (mol · kg–1                   )

água do mar

Cloreto (Cl)

19,353

0,545

Sódio (Na+)

10,76

0,47

Sulfato (SO2– )

4

2,712

0,028

Magnésio (Mg2+)

1,297

0,053

Cálcio (Ca2+)

0,413

0,01

Potássio (K+)

0,3840

0,0098

Hidrogenocarbonato (HCO )

3

0,1420

0,0023

Brometo (Br)

0,0670

0,00085

Observação: esses íons representam mais de 99% (em massa) dos íons presentes.

A.     Caso uma certa quantidade de água do mar seja aquecida até que toda a água seja evaporada quais sais poderiam ser formados?

B.      Qual é o tipo de ligação formada entre os íons (cátions e ânions)?

C.      Qual sal deve aparecer em maior proporção? Justifique.

 

 

4.       Sabe-se que o sal marinho é constituído preponderantemente de cloreto de sódio (NaCl). Analise as informações sobre as diferentes solubilidades dos sais e responda às questões que seguem.

Solubilidade de alguns solutos da água do mar a 25 oC

Soluto

Fórmula química

Solubilidade

(g · 100 g–1 de H2O)

Cloreto de magnésio

MgCl2

54,1

Sulfato de cálcio

CaSO4

2,2 · 10–1

Carbonato de cálcio

CaCO3

1,3 · 10–3

Cloreto de sódio

NaCl

36,0

Brometo de sódio

NaBr

1,2 · 102

Sulfato de magnésio

MgSO4

36,0

a.      Se iguais quantidades de cada um desses sais forem adicionadas em água suficiente para que se dissolvam completamente e se a água for gradativamente evaporada, qual deles cristalizará primeiro? Justifique

b.      Aponte a ordem de precipitação (cristalização) dos diferentes sais de acordo com suas solubilidades.

c.       Como é possível obter sal marinho constituído principalmente de cloreto de sódio a partir da água do mar?

5.       Os quase 80% do sal que não são consumidos diretamente na alimentação são utilizados em quais os setores?

6.       Quais são os processos de obtenção do cloreto de sódio por evaporação. Registrem as principais etapas desse processo, da captação da água do mar até o produto final.

7.        Defina “eletrólise” e em que condições ela ocorre.  Descreva as semirreações e a equação global.

8.       Realize uma pesquisa sobre escala industrial, considerando a obtenção de:

a.        Produtos a partir da água do mar;

b.        Gás cloro e sódio metálico por eletrólise ígnea;

c.        Hidróxido de sódio e gás cloro por eletrólise da salmoura;

d.       Carbonato de sódio.

Comentários