REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO

REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO

A reação de neutralização surge da mistura de um ácido e uma base e origina como produto um sal.
Mas o que exatamente está presente nessas espécies químicas que faz com que um neutralize o outro? O segredo está nos íons presentes: H+ e OH-. Para que ocorra a neutralização total do ácido e da base é preciso que a quantidade de íons OH- seja igual à quantidade de íons H+, o que pode ser verificado na equação que representa o processo:

1 H+ + 1 OH- → 1 H2O


A formação de Cloreto de Sódio (NaCl), nosso conhecido sal de cozinha, é um exemplo clássico de reação de neutralização, acompanhe os passos necessários para que ela ocorra:

1. Primeiramente é preciso que se formem os íons que irão participar da reação, eles são provenientes de um ácido (HCl) e uma base (NaOH):

HCl → H+ + Cl-
NaOH → Na+ + OH-

A dissociação das moléculas de HCl e NaOH produzem ânions (Cl- e OH-) e cátions (H+ e Na+).

2. A junção entre os íons acima é que vai originar Cloreto de sódio.

H+ Cl- + Na+ OH- → NaCl + H2O

Produtos da reação de neutralização: NaCl + H2O

Podemos acompanhar um exemplo prático da reação de neutralização em nosso cotidiano: no preparo de uma simples limonada. Sabemos que o limão possui acidez, pois nele está presente o ácido cítrico, o que fazer então para amenizar o gosto acre no suco desta fruta? É preciso acrescentar uma base, neste caso é comum o uso de Bicarbonato de sódio (NaHCO3) para neutralizar a ação do ácido e deixar a limonada mais saborosa.

Reações de neutralização mais comuns

Talvez a reação de neutralização mais comum de seu cotidiano é a que ocorre depois da ingestão de alimentos calóricos, o que você faz após aquele almoço de domingo cujo prato principal era feijoada? Tudo começa com uma sensação de queimação no estômago, mais conhecida como azia. A solução para esse problema é ingerir um antiácido estomacal. Saiba que o princípio ativo desse medicamento nada mais é que do que uma base, como por exemplo, Mg (OH)2 – hidróxido de magnésio.
Definição de base: toda substância que quando sofre dissociação em água libera o ânion OH- (hidróxido) como produto.
Quando você ingere um antiácido, neutraliza o HCl (ácido clorídrico) responsável pela azia. Os íons OH- responsáveis por esse efeito são provenientes da dissociação da base Mg (OH)2.
Outra situação desagradável causada pela presença de ácidos em nosso organismo é em relação à nossa transpiração. Os ácidos carboxílicos são os responsáveis pelos desagradáveis odores que exalamos após a realização de exercícios físicos. Mas apresentamos aqui uma reação de neutralização para solucionar este inconveniente. Novamente o Hidróxido de magnésio entra em ação, ele é mais conhecido como leite de magnésia: uma forma cremosa que, quando aplicado nas axilas, ajuda a combater o cheiro desagradável de suor.
Para se ter uma ideia da importância das reações de neutralização, saiba que são usadas até mesmo para solucionar problemas causados por acidentes em rodovias. Acidentes como o derramamento de ácidos é fato comum em trechos rodoviários, o que fazer então para solucionar o problema e garantir que não provoque mais inconvenientes?
Vamos imaginar que uma carreta transportando ácido sulfúrico capotou na estrada, o que usar para retirar os efeitos ácidos do meio ambiente? Solução de hidróxido de sódio (NaOH) é ideal para neutralizar a acidez, então a solução seria lançar NaOH suficiente para impedir a ação catastrófica do ácido sulfúrico. Veja agora a equação que representa o processo:
H2SO4 + 2 NaOH → Na2SO4 + 2 H2O


Equações de neutralização parcial
Quando reagimos um ácido (HX) e uma base (MeOH), ocorre uma reação química denominada de neutralização, que origina um sal inorgânico e uma molécula de água. Nessa reação, o hidrogênio ionizável (presente no ácido) reage com a hidroxila (presente na base) para a formação da água:
H+ + OH- → H2O
A equação que representa o fenômeno da neutralização pode ser expressa da seguinte maneira:
HX + MeOH → MeX + H2O
Quando apenas uma parte dos hidrogênios ionizáveis do ácido reage com as hidroxilas da base, ou o contrário, a reação é denominada de neutralização parcial.
Nas equações que representam a neutralização parcial, há a presença de sais com hidrogênio (H) e a hidroxila (OH). Veja abaixo o formato geral de uma equação de neutralização parcial:
1.       Equação de neutralização parcial com excesso de hidroxilas:
HX + Me(OH)2 → MeOHX + H2O
·         Equação de neutralização parcial com excesso de hidrogênios ionizáveis:
H2X + MeOH → MeHX + H2O
Analisando as equações gerais de neutralização parcial, podemos perceber que, sempre que esse tipo de reação acontece, temos a formação de sal hidrogenado (MeHX) ou sal hidroxilado (MeOHX). A formação de um ou outro sal depende da relação entre a quantidade de hidroxilas na base e hidrogênios ionizáveis no ácido.
Veja alguns exemplos de equações de neutralização parcial:
Exemplo 1: Equação de neutralização parcial entre ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de magnésio [Mg(OH)2]:
1 HCl + 1 Mg(OH)2 → MgOHCl + 1 H2O
Analisando a equação de neutralização parcial entre o ácido e a base em questão, temos que:
1.      O ácido apresenta apenas um hidrogênio ionizável;
2.      A base apresenta duas hidroxilas;
3.      Apenas uma hidroxila é utilizada na formação da água por haver apenas um hidrogênio ionizável;
4.      A hidroxila que não é utilizada na formação da água faz parte do sal formado e é escrita na fórmula do sal após o metal e antes do ânion Cl.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Exemplo 2: Equação de neutralização parcial entre ácido fosfórico (H3PO4) e hidróxido de potássio (KOH).
1 H3PO4 + 1 KOH → KH2PO4 + 1 H2O
Analisando a equação de neutralização parcial entre o ácido e a base em questão, temos que:
1.      O ácido apresenta três hidrogênios ionizáveis;
2.      A base apresenta uma hidroxila;
3.      Apenas um hidrogênio ionizável é utilizado na formação da água por haver apenas uma hidroxila na base;
4.      Os dois hidrogênios ionizáveis que não são utilizados na formação da água fazem parte do sal formado e serão escritos na fórmula do sal após o metal e antes do ânion PO4.
Exemplo 3: Equação de neutralização parcial entre ácido sulfúrico (H2SO4) e hidróxido de titânio IV [Ti(OH)4].
1 H2SO4 + 1 Ti(OH)4 → Ti(OH)2SO4 + 2 H2O
Analisando a equação de neutralização parcial entre o ácido e a base em questão, temos que:
1.      O ácido apresenta apenas um hidrogênio ionizável;
2.      A base apresenta duas hidroxilas;
3.      Apenas duas hidroxilas são utilizadas na formação da água por haver apenas dois hidrogênios ionizáveis;
4.      As hidroxilas que não são utilizadas na formação da água fazem parte do sal formado e são escritas na fórmula do sal após o metal e antes do ânion SO4.
Exemplo 4: Equação de neutralização parcial entre ácido pirofosfórico (H4P2O7) e hidróxido de prata (AgOH).
1 H4P2O7 + 1 AgOH → AgH3P2O7 + 1 H2O
1.      O ácido apresenta quatro hidrogênios ionizáveis;
2.      A base apresenta uma hidroxila;
3.      Apenas um hidrogênio ionizável é utilizado na formação da água por haver apenas uma hidroxila na base;

4.      Os três hidrogênios ionizáveis que não são utilizados na formação da água fazem parte do sal formado e são escritos na fórmula do sal após o metal e antes do ânion P2O7.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DIAS, Diogo Lopes. "Equações de neutralização parcial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/equacoes-neutralizacao-parcial.htm. Acesso em 13 de julho de 2020.

SOUZA, Líria Alves de. "Reações de neutralização mais comuns"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao-mais-comuns.htm. Acesso em 13 de julho de 2020.


SOUZA, Líria Alves de. "Reação de neutralização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacao-neutralizacao.htm. Acesso em 13 de julho de 2020.


QUER SABER MAIS

AGORA É COM VOCÊS


1.       Atividades do caderno do aluno volume 2
               2C e 2D

2. Os desagradáveis odores da transpiração são provocados por alguns ácidos carboxílicos presentes no suor. O composto a seguir que pode ser utilizado para eliminar esse mau cheiro, é:
a) Leite de magnésia (Hidróxido de magnésio)
b) Vinagre (Solução diluída de ácido acético)
c) Sal de cozinha (Cloreto de sódio)
d) Açúcar (Glicose)
e) Água
3. Um caminhão transportando ácido sulfúrico capotou, derramando o ácido na estrada. O ácido foi totalmente neutralizado por uma solução aquosa de hidróxido de sódio. Essa neutralização pode ser corretamente representada pelas equações abaixo.
H2SO4 + 2NaOH → X + 2H2O
H2SO4 + NaOH → Y + H2O
As substâncias X e Y são, respectivamente:
a) Na2SO4 e NaHSO4
b) NaHSO4 e Na2SO4
c) Na2SO3 e Na2SO4
d) Na2SO4 e NaHSO3
e) NaHSO3 e Na2SO4
4. O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um sal básico que pode ser usado como antiácido estomacal. Quando ele entra em contato com o ácido clorídrico presente no suco gástrico do estômago, ocorre uma reação que neutraliza o meio, formando outro sal, água e gás carbônico (responsável pela eructação (arroto)). Qual é o sal formado nessa reação?
a) NaHCl.
b) NaCCl.
c) NaCl.
d) NaCO3
e) NaCO2Cl
5. O principal componente do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl). Alguns fatores como alimentação, tensão nervosa e doenças podem aumentar a quantidade de HCl no estômago, dando aquela sensação de queimação. Para neutralizar esse meio ácido, sob orientação médica, algumas pessoas tomam certos medicamentos que contêm bases fracas para combater a azia. Essas bases neutralizam o excesso de acidez existente no estômago, aliviando os sintomas. Qual das substâncias a seguir poderia ser utilizada para essa finalidade?
a) NaHSO4.
b) NaCl.
c) H2SO4.
d) H3C-COOH.
e) Mg(OH)2.
6. Reflita e responda:
A.    Por que a salada fica com gosto mais picante quando acrescentamos vinagre??
B.     Qual o segredo de um molho de tomate menos ácido?
C.     A obtenção do bicarbonato de sódio se dá por que tipo de neutralização e por quê?
D.    Uma pessoa que sofre com acidez no estomago deve mudar sua dieta, por quê? Como?



Comentários