1. O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais
dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas
escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no
entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista
da ciência, teoria é:
(A) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos
naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.
(B) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação
experimental.
(C) Uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso
comum para explicar fatos do cotidiano.
(D) Uma ideia, apoiada no conhecimento científico,
que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões
sobre eles.
(E) Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão
comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.
2. Ao examinar um fenômeno biológico, o cientista sugere uma explicação
para o seu mecanismo, baseando-se na causa e no efeito observados., assinale
falso ou verdadeiro das situações abaixo. Esse procedimento:
( ) Faz parte do método científico.
( ) É denominado formulação de hipóteses.
( ) Deverá ser seguido de uma
experimentação.
( ) Deve ser precedido por uma conclusão.
Dê como resposta a soma dos números das asserções corretas.
3. Explique o que é e qual a finalidade da hipótese
científica.
4. A partir das informações dadas, enumere as informações, em ordem
sequencial, de acordo com as etapas do método científico:
( ) Conclusões
( ) Possíveis respostas para a pergunta em questão (hipótese)
( ) Etapa experimental
( ) Dúvida sobre determinado fenômeno da natureza
( ) Levantamento de deduções
( ) Possíveis respostas para a pergunta em questão (hipótese)
( ) Etapa experimental
( ) Dúvida sobre determinado fenômeno da natureza
( ) Levantamento de deduções
5. Em
1911, o cientista Ernest Rutherford realizou um experimento que consistiu em
bombardear uma finíssima lâmina de ouro com partículas ‘, emitidas por um
elemento radioativo, e observou que:
- A grande maioria
das partículas α atravessava a lâmina de ouro sem sofrer desvios ou sofrendo
desvios muito pequenos;
- Uma em cada dez mil
partículas α era desviada para um ângulo maior do que 90°.
Com base nas
observações acima, Rutherford pôde chegar à seguinte conclusão quanto à
estrutura do átomo:
a) o átomo é maciço e
eletricamente neutro
b) a carga elétrica
do elétron é negativa e puntiforme
c) o ouro é
radioativo e um bom condutor de corrente elétrica
d) o núcleo do átomo
é pequeno e contém a maior parte da massa
6. Com relação ao
modelo atômico de Bohr, a afirmativa FALSA é:
a) Cada órbita
eletrônica corresponde a um estado estacionário de energia.
b) O elétron emite
energia ao passar de uma órbita mais interna para uma mais externa.
c) O elétron gira em
órbitas circulares em torno do núcleo.
d) O elétron, no
átomo, apresenta determinados valores de energia.
e) O número quântico
principal está associado à energia do elétron.
e) O número quântico principal está associado à
energia do elétron. 7. O
primeiro modelo científico para o átomo foi proposto por Dalton em 1808. Este
modelo foi comparado a:
a) Uma bola de tênis;
b) Uma bola de
futebol;
c) Uma bola de
pingue-pongue;
d) Uma bola de
bilhar;
e) Uma bexiga cheia
de ar.
8. Relacione
os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas
descobertas na coluna à direita:
a) Demócrito
(
) Descobridor do nêutron.
b) Thomson
( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
c)
Rutherford
( ) Seu modelo atômico era semelhante a um
“pudim de passas”.
d)
Dalton
( ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.
e)
Chadwick
( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar.
9. Fogos de
artifício utilizam sais de diferentes íons metálicos misturados com um material
explosivo. Quando incendiados, emitem diferentes colorações. Por exemplo: sais
de sódio emitem cor amarela, de bário, cor verde, e de cobre, cor azul. Essas
cores são produzidas quando os elétrons excitados dos íons metálicos retornam
para níveis de menor energia. O modelo atômico mais adequado para explicar esse
fenômeno é o modelo de:
a) Rutherford.
b) Rutherford-Bohr.
c) Thomson.
d) Dalton.
e) Millikan.
10. O conhecimento sobre estrutura atômica evoluiu à
medida que determinados fatos experimentais eram observados, gerando a
necessidade de proposição de modelos atômicos com características que os
explicassem.
A associação correta entre o fato observado e o
modelo atômico proposto, a partir deste subsídio, é:
a) I – 3; II – 1; III – 2; IV – 4
b) I – 1; II – 2; III – 4; IV – 3
c) I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2
d) I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3
e) I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2
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