ATIVIDADES DOMICILIARES SEMANAIS MAIO 2020




ELETIVA POTTERHEAD


Vamos começar com as eletivas a atividade repassada a semana passada vocês tem um prazo para finalizar até a última segunda feira  de maio

ATIVIDADES 1º ENSINO MÉDIO




AGORA É COM VOCÊS MEUS AMORES
1. As reações químicas são:
 a) fenômeno onde as moléculas permanecem intactas
 b) fenômeno onde os átomos permanecem intactos
c) fenômeno onde os íons permanecem intactos
d) fenômeno onde os átomos formam outros átomos
 2. A forma que representamos a reação química chama-se:
 a) Reação de moléculas
b) Reação de partículas
c) Reação de átomos
d) Reação química
3. As substâncias que participam da reação química são chamadas de:
 a) Átomos
 b) Moléculas
c) Partículas
d) Produtos ou reagentes
4. Produtos são:
 a) As substâncias resultantes da reação molecular.
b) As substâncias resultantes da reação química.
c) Um conjunto de partículas sólidas
d) Átomos reunidos
5. Os Reagentes são:
a) As substâncias que estão no final da reação
 b) As substâncias que estão no início da reação
c)  As substâncias que estão no meio início da reação
d) as substâncias que não reagem
6.Quais os sinais indicam a ocorrência de uma reação química?                                                                                      Resposta
7. O que são fenômenos químicos e físicos?
Resposta
8. Dê exemplos de transformações químicas de seu dia-a-dia.
Resposta:
9. Quais transformações relacionadas a seguir são físicas e quais são químicas?
a) prego de ferro + exposição ao ar úmido = prego enferrujado.
Resposta.
b) pedaços de gelo fora do congelador = água líquida
Resposta:
c) comprimido efervescente de antiácido + água = liberação de gás (efervescente)
Resposta:

10.Na natureza, os materiais passam por constantes mudanças, as quais podem ou não originar um
outro material. Quando um novo material é formado, com características distintas do original, houve
transformação química; se não há alteração na composição do material, houve transformação física.
Ocorre uma transformação física:
a) na quebra de um copo.
b) na queima de uma vela.
c) no crescimento do bolor.
d) no surgimento da ferrugem.



ATIVIDADES 2º ENSINO MÉDIO

AMORES AGORA É COM VOCÊS
  1.  São dissolvidos 50g de um sal em 200g de água, originando uma solução cuja densidade é de 1,2g/cm3. Determine a concentração comum dessa solução.
  2.  Calcule a concentração em g/L de uma solução preparada com 3,0g de NaCl dissolvidos em água suficiente para produzir 200 mL de solução.
  3. Um técnico precisa preparar 750 mL de uma solução de NiSO4, cuja concentração deve ser de 20 g/L. Qual a massa de soluto a ser utilizada para preparar os 750 mL de solução?
  4.  O gás oxigênio pode estar na água na concentração de 0,05 g/L, em condição ambiente. Determine a massa de oxigênio existente em um aquário com volume de 100 L de capacidade.
  5.   Uma solução de soro caseiro apresenta concentração de 0,011 g/mL de sacarose. Se uma criança beber 2 L desse soro ao longo de um dia, quantos gramas de sacarose terá ingerido?
  6.   Em 200 mL de determinado leite em pó integral há, após dissolvido em água, 240 mg de cálcio. Calcule a concentração em g/L de cálcio desse leite.
  7.   Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula Experimental:                                             Nas aulas experimental peça para uma pessoa ajudar e filme para depois enviar ok?


MATERIAL    

3 copos de vidro; (você também pode usar o mesmo copo se quiser);  
Sal; 
Colher de sopa; 
Água; 
Caneta; 
Etiquetas.( se for utilizar 3 copos)           

 Siga os seguintes passos:           
   
1.      Usando a caneta e as etiquetas, identifique os três copos, colocando os seguintes dizeres em cada um: “água sem sal”, “água com sal” e “mistura”;
OBS. Pode se usar apenas um copo e realizar os experimentos por partes.
2. Coloque água no primeiro copo;
3. Coloque o ovo e observe se ele afunda ou flutua;
4. Coloque a mesma quantidade de água no segundo copo;
5. Adicione sal e misture bem;
6. Acrescente o ovo e observe se dessa vez ele afunda ou flutua;
7. Agora, você irá colocar no terceiro copo partes iguais da água sem sal e da água com sal;
8. Adicione o ovo cru e visualize onde ele se posicionará.                                                                          
Obs. Pode se usar o ovo normalmente

Responda:
1.      Em qual dos copos o ovo flutuou? Em qual afundou? O que aconteceu para os resultados serem diferentes?
2.      Aonde é mais fácil boiar no mar ou no rio? justifique








ATIVIDADES 3º ENSINO MÉDIO

AGORA É COM VOCÊS MEUS AMORES


1.      Realize uma pequena pesquisa sobre a necessidade do uso de catalisadores em automóveis e a lei ambiental que obriga. De sua opinião sobre o assunto e justifique


2.      Dois recipientes contêm a mesma quantidade de H2SO4. No sistema I, coloca-se uma mola de ferro comprimida, no sistema II, outra mola, idêntica à primeira, mas não comprimida. Ambas são corroídas pelo ácido. Sobre esses sistemas, a afirmativa CORRETA é:
a) O sistema I, no estado final, terá mais ligações químicas do que o sistema II.
b) As espécies químicas do sistema I ficam mais aglomeradas do que as do sistema II.
c) A temperatura final do sistema I é mais alta do que a do sistema II.
d) O rendimento da reação do sistema I é mais alto do que o do sistema II.
e) A concentração final da solução do sistema I é maior do que a do sistema II.


3. Um químico realizou em laboratório alguns experimentos com o intuito de observar a velocidade em que uma solução aquosa do ácido HBr reagia com o magnésio metálico. Para isso, foram contadas, durante 20 segundos, as bolhas referentes à produção de gás hidrogênio logo após os reagentes serem misturados.
Na execução dos experimentos, foi utilizado o mesmo material metálico (magnésio), o mesmo volume de uma solução de HBr e a mesma massa do metal magnésio. Os critérios que sofreram alteração ao longo do experimento foram a forma de apresentação do magnésio (barra ou pedaços pequenos) e a temperatura. A tabela abaixo indica todas as condições utilizadas em cada experimento:



 

Assinale a alternativa que apresenta os experimentos na ordem crescente do número de bolhas observado.
a) B, A, C
b) C, B, A
c) A, B, C
d) B, C, A
e) nda.


4. A sabedoria popular indica que, para cozinhar batatas, é indicado cortá-las em pedaços. Em condições reacionais idênticas e utilizando massas iguais de batata, mas algumas inteiras e outras cortadas, verifica-se que a cortada cozinha em maior velocidade. O fator determinante para essa maior velocidade da reação é o aumento da:
a) pressão
b) temperatura
c) concentração
d) superfície de contato
e) natureza dos reagentes

Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula experimental:                                                        Nas aulas experimental peça para uma pessoa ajudar e filme para depois enviar ok?

Materiais:

cronometro Celular
Água em temperatura ambiente
2 copos de vidro
1 pires
2 colheres
Bicarbonato de sódio ou fermento químico (pó Royal)
Vinagre

Procedimento


Coloque 100ml de agua nos dois copos em seguida em um você colocará duas colheres de vinagre e em  outro copo quatro colheres de vinagre .
No copo 1 , acrescente uma colher de bicarbonato de sódio e conte o cronometre o tempo da reação; faça o mesmo no copo 2.
Observe  a reação entre o bicarbonato de sódio e o ácido acético do vinagre. Em qual dos copos é mais rápido e por que?


Preencha a tabela


COPO
TEMPO
1

2



Reações observadas neste experimento: 
bicarbonato de sódio + ácido acético → água + gás carbônico + acetato de sódio

NaHCO3 + C2H4O2 →  H2O + CO2 + C2H3NaO2



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