ELETIVA POTTERHEAD
Vamos começar com as eletivas a atividade repassada a semana passada vocês tem um prazo para finalizar até a última segunda feira de maio
ATIVIDADES 1º ENSINO MÉDIO
AGORA É COM VOCÊS MEUS AMORES
1. As reações químicas são:
a) fenômeno onde as moléculas
permanecem intactas
b) fenômeno onde os átomos
permanecem intactos
c) fenômeno onde os íons permanecem intactos
d) fenômeno onde os átomos formam outros átomos
2. A forma que representamos a
reação química chama-se:
a) Reação de moléculas
b) Reação de partículas
c) Reação de átomos
d) Reação química
3. As substâncias que participam da reação química são chamadas de:
a) Átomos
b) Moléculas
c) Partículas
d) Produtos ou reagentes
4. Produtos são:
a) As substâncias resultantes da
reação molecular.
b) As substâncias resultantes da reação química.
c) Um conjunto de partículas sólidas
d) Átomos reunidos
5. Os Reagentes são:
a) As substâncias que estão no final da reação
b) As substâncias que estão no
início da reação
c) As substâncias que estão no
meio início da reação
d) as substâncias que não reagem
6.Quais os sinais indicam a ocorrência de uma reação química? Resposta
7. O que são fenômenos químicos e físicos?
Resposta
Resposta
8. Dê exemplos de transformações químicas de seu dia-a-dia.
Resposta:
Resposta:
9. Quais transformações relacionadas a seguir são físicas e quais são
químicas?
a) prego de ferro + exposição ao ar úmido = prego enferrujado.
Resposta.
a) prego de ferro + exposição ao ar úmido = prego enferrujado.
Resposta.
b) pedaços de gelo fora do congelador = água líquida
Resposta:
c) comprimido efervescente de antiácido + água = liberação de gás (efervescente)
Resposta:
c) comprimido efervescente de antiácido + água = liberação de gás (efervescente)
Resposta:
10.Na natureza, os materiais passam por constantes mudanças, as quais
podem ou não originar um
outro material. Quando um novo material é formado, com características distintas do original, houve
transformação química; se não há alteração na composição do material, houve transformação física.
Ocorre uma transformação física:
a) na quebra de um copo.
b) na queima de uma vela.
c) no crescimento do bolor.
d) no surgimento da ferrugem.
outro material. Quando um novo material é formado, com características distintas do original, houve
transformação química; se não há alteração na composição do material, houve transformação física.
Ocorre uma transformação física:
a) na quebra de um copo.
b) na queima de uma vela.
c) no crescimento do bolor.
d) no surgimento da ferrugem.
ATIVIDADES 2º ENSINO MÉDIO
AMORES AGORA É COM VOCÊS
- São dissolvidos 50g de um sal em 200g
de água, originando uma solução cuja densidade é de 1,2g/cm3.
Determine a concentração comum dessa solução.
- Calcule a concentração em g/L de uma
solução preparada com 3,0g de NaCl dissolvidos em água suficiente para produzir
200 mL de solução.
- Um técnico precisa preparar 750 mL de
uma solução de NiSO4, cuja concentração deve ser de 20 g/L. Qual a
massa de soluto a ser utilizada para preparar os 750 mL de solução?
- O gás oxigênio pode estar na água na
concentração de 0,05 g/L, em condição ambiente. Determine a massa de oxigênio
existente em um aquário com volume de 100 L de capacidade.
- Uma solução de soro caseiro apresenta
concentração de 0,011 g/mL de sacarose. Se uma criança beber 2 L desse soro ao
longo de um dia, quantos gramas de sacarose terá ingerido?
- Em 200 mL de determinado leite em pó integral há, após dissolvido em água, 240 mg de cálcio. Calcule a concentração em g/L de cálcio desse leite.
- Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula Experimental: Nas aulas experimental peça para uma pessoa ajudar e filme para depois enviar ok?
MATERIAL
3 ovos crus (você também pode usar o mesmo
ovo se quiser);
3 copos de vidro; (você também pode usar o mesmo copo
se quiser);
Sal;
Colher de sopa;
Água;
Caneta;
Etiquetas.(
se for utilizar 3 copos)
Siga
os seguintes passos:
1.
Usando a caneta e as etiquetas,
identifique os três copos, colocando os seguintes dizeres em cada um: “água sem
sal”, “água com sal” e “mistura”;
OBS. Pode se usar apenas um copo e realizar os experimentos por partes.
2. Coloque água no primeiro copo;
3. Coloque o ovo e observe se ele afunda ou flutua;
4. Coloque a mesma quantidade de água no segundo copo;
5. Adicione sal e misture bem;
6. Acrescente o ovo e observe se dessa vez ele afunda ou flutua;
7. Agora, você irá colocar no terceiro copo partes iguais da água sem sal e da água com sal;
8. Adicione o ovo cru e visualize onde ele se posicionará.
Obs. Pode se usar o ovo normalmente
OBS. Pode se usar apenas um copo e realizar os experimentos por partes.
2. Coloque água no primeiro copo;
3. Coloque o ovo e observe se ele afunda ou flutua;
4. Coloque a mesma quantidade de água no segundo copo;
5. Adicione sal e misture bem;
6. Acrescente o ovo e observe se dessa vez ele afunda ou flutua;
7. Agora, você irá colocar no terceiro copo partes iguais da água sem sal e da água com sal;
8. Adicione o ovo cru e visualize onde ele se posicionará.
Obs. Pode se usar o ovo normalmente
Responda:
1. Em qual dos copos o ovo flutuou? Em qual afundou? O que aconteceu para os resultados serem diferentes?
2. Aonde é mais fácil boiar no mar ou no rio? justifique
ATIVIDADES 3º ENSINO MÉDIO
AGORA É COM VOCÊS MEUS AMORES
1.
Realize uma pequena pesquisa sobre a
necessidade do uso de catalisadores em automóveis e a lei ambiental que obriga.
De sua opinião sobre o assunto e justifique
2.
Dois recipientes contêm a mesma
quantidade de H2SO4. No sistema I, coloca-se uma mola de
ferro comprimida, no sistema II, outra mola, idêntica à primeira, mas não
comprimida. Ambas são corroídas pelo ácido. Sobre esses sistemas, a afirmativa
CORRETA é:
a) O sistema I, no estado final, terá mais ligações
químicas do que o sistema II.
b) As espécies químicas do sistema I ficam mais
aglomeradas do que as do sistema II.
c) A temperatura final do sistema I é mais alta do
que a do sistema II.
d) O rendimento da reação do sistema I é mais alto
do que o do sistema II.
e) A concentração final da solução do sistema I é
maior do que a do sistema II.
3. Um químico realizou em laboratório alguns experimentos com o intuito
de observar a velocidade em que uma solução aquosa do ácido HBr reagia com o
magnésio metálico. Para isso, foram contadas, durante 20 segundos, as bolhas
referentes à produção de gás hidrogênio logo após os reagentes serem
misturados.
Na execução dos experimentos, foi utilizado o mesmo
material metálico (magnésio), o mesmo volume de uma solução de HBr e a mesma
massa do metal magnésio. Os critérios que sofreram alteração ao longo do
experimento foram a forma de apresentação do magnésio (barra ou pedaços
pequenos) e a temperatura. A tabela abaixo indica todas as condições utilizadas
em cada experimento:
Assinale a alternativa que apresenta os
experimentos na ordem crescente do número de bolhas observado.
a) B, A, Cb) C, B, A
c) A, B, C
d) B, C, A
e) nda.
4. A sabedoria popular indica que, para cozinhar batatas, é indicado
cortá-las em pedaços. Em condições reacionais idênticas e utilizando massas
iguais de batata, mas algumas inteiras e outras cortadas, verifica-se que a
cortada cozinha em maior velocidade. O fator determinante para essa maior
velocidade da reação é o aumento da:
a) pressão
b) temperatura
c) concentração
d) superfície de contato
e) natureza dos reagentes
Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula experimental: Nas aulas experimental peça para uma pessoa ajudar e filme para depois enviar ok?
Materiais:
cronometro Celular
Água em temperatura ambiente
2 copos de vidro
1 pires
2 colheres
Bicarbonato de sódio ou fermento químico (pó Royal)
Vinagre
Procedimento
Coloque 100ml de agua nos dois copos em seguida em um você colocará duas colheres de vinagre e em outro copo quatro colheres de vinagre .
No copo 1 , acrescente uma colher de bicarbonato de sódio e conte o cronometre o tempo da reação; faça o mesmo no copo 2.
Observe a reação entre o bicarbonato de sódio e o ácido acético do vinagre. Em qual dos copos é mais rápido e por que?
b) temperatura
c) concentração
d) superfície de contato
e) natureza dos reagentes
Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula experimental: Nas aulas experimental peça para uma pessoa ajudar e filme para depois enviar ok?
Materiais:
cronometro Celular
Água em temperatura ambiente
2 copos de vidro
1 pires
2 colheres
Bicarbonato de sódio ou fermento químico (pó Royal)
Vinagre
Procedimento
Coloque 100ml de agua nos dois copos em seguida em um você colocará duas colheres de vinagre e em outro copo quatro colheres de vinagre .
No copo 1 , acrescente uma colher de bicarbonato de sódio e conte o cronometre o tempo da reação; faça o mesmo no copo 2.
Observe a reação entre o bicarbonato de sódio e o ácido acético do vinagre. Em qual dos copos é mais rápido e por que?
COPO
|
TEMPO
|
1
| |
2
|
Reações observadas neste experimento:
bicarbonato de sódio + ácido acético → água + gás carbônico + acetato de sódio
NaHCO3 + C2H4O2 → H2O + CO2 + C2H3NaO2
bicarbonato de sódio + ácido acético → água + gás carbônico + acetato de sódio
NaHCO3 + C2H4O2 → H2O + CO2 + C2H3NaO2
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