2º ENSINO MÉDIO
A atividade com sua parte teórica e como entregar estão na escola
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Vocês devem construir um
mapa mental sobre substâncias puras e misturas
ATIVIDADES SOBRE ESSAS AULAS NESSE BLOG
COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE
ATIVIDADES SOBRE ESSAS AULAS NESSE BLOG
Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula experimental:
Nas aulas experimental peça para uma pessoa ajudar e filme para depois
enviar ok?
MATERIAIS
5 Copos
Agua
Copo medidor
1 colher de sopa
50g de areia
50 g de sal
50g de açúcar
50 ml de vinagre
50 ml de álcool
Procedimento:
Copo 1; 100ml de água + 1 colher de sopa de areia, agite (misture) e
espere descansar:
Copo 2; 100ml de água + 1 colher de sopa de sal, agite (misture) e
espere descansar:
Copo 3; 100ml de água + 1 colher de sopa de açúcar, agite (misture) e
espere descansar:
Copo 4; 100ml de água + 1 colher de sopa de vinagre, agite (misture) e
espere descansar:
Copo 5; 100ml de água + 1 colher de sopa de álcool, agite (misture) e
espere descansar:
Com o resultado preencha a tabela:
Substância
|
Solúvel
|
Não
solúvel
|
Homogêneo
|
Heterogêneo
|
Exemplo
água + água
|
x
|
|
x
|
|
Copo 1
água + areia
|
|
|
|
|
Copo2
água + sal
|
|
|
|
|
Copo 3
água+ açúcar
|
|
|
|
|
Copo 4
água + vinagre
|
|
|
|
|
Copo 5
água + álcool
|
|
|
|
|
Experiencia 2
Material
água
1 copo
Copo medidor
1 colher de sopa
100g de sal
Procedimento:
Coloque 100 ml de água no copo e vá aos poucos adicionando colheradas de
sal, anote se consegue ou não dissolver.
Substância
|
Solúvel
|
Não
solúvel
|
Homogêneo
|
Heterogêneo
|
1
colher
|
x
|
|
x
|
|
2
colheres
|
|
|
|
|
3
colheres
|
|
|
|
|
4
colheres
|
|
|
|
|
5
colheres
|
|
|
|
|
Responda;
Se considerarmos cada colher de sopa tem 10 grs de sal qual é o
coeficiente de solubilidade?
Comentários
Postar um comentário
Oi escreva aqui o que pensa