1º ENSINO MÉDIO
A ATIVIDADE COMPLETA ESTÁ COM A ESCOLA COMO O MEIO DE ENTREGAR TAMBÉM
01- A
água é uma substância que existe em grande quantidade no nosso planeta. Ela se
apresenta na natureza em três estados físicos. Quais são os estados físicos em
que a água se apresenta na natureza? Cite um exemplo para cada estado.
02- Os estados físicos da matéria são:
a)
gasoso
b)
denso
c)
líquido
d)
sólido
e)
frio
f)
quente
g)
rarefeito
03
-Identifique no esquema as mudanças de
Estado Físico da matéria:
A= B= C= D= E= |
04- Indique se as afirmativas são verdadeiras com a letra (V) ou falsas com
a letra (F).
a) ( ) Quando penduramos roupas
molhadas no varal, notamos que após algum tempo elas secam. Nesse caso a água
mudou do estado líquido para o estado gasoso.
b) ( ) Fusão é a passagem da água do
estado líquido para o estado gasoso.
c)
(
) A água é mais importante para os seres vivos no estado gasoso.
d)
(
) A passagem da água do estado gasoso para o líquido se chama condensação.
e) ( ) O ar que está a nossa volta
sempre possui um pouco de água no estado líquido: é o vapor d'água, invisível a
nossos olhos.
05
-
Pense e responda:
a)
Ao
fazermos um picolé misturamos água, açúcar, suco de fruta e levamos ao congelador.
Depois de 3 a 4 horas no congelador como estarão os
picolés? Justifique sua resposta.
b) Mas enquanto você chupa um picolé
num dia quente de verão, ele começa logo a derreter e a pingar. Por que isso acontece?
Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula experimental:
Nas aulas experimental peça para uma pessoa ajudar e filme para depois enviar ok?
1. Fenômenos químicos e físicos:
Material
1. Ferro com e sem ferrugem;
2. Feijão cru e cozido;
3. Leite e queijo;
4. Água e gelo.
Procedimento
Mostre os pares dos materiais relacionados acima e responda que tipo de fenômeno que deu origem à mudança na matéria.
2. Fenômenos físicos e químicos
Materiais
Água;
1 colher de sopa;
Bicarbonato de sódio ou pó Royal ;
Vinagre;
Copo Medidor;
Açúcar;
3 copos;
Procedimento Experimental
Uma de cada vez, faça as seguintes misturas em recipientes distintos:
1 º Copo: Água + Açúcar
Metade do copo com água (100 ml) e uma colher de sopa de açúcar;
2 º Copo: Água + Bicarbonato de Sódio (Fermento de bolo)
Metade do copo com água (100 ml) e uma colher de sopa de Bicarbonato ou pó Royal
3º Copo: Água + Vinagre+ Bicarbonato de Sódio (Fermento de bolo)
Metade do copo com água (100 ml), 2 colheres de sopa de vinagre e 1 colher de sopa de fermento
Obs: coloque os líquidos antes dos sólidos
A cada mistura, agite e observe bem o ocorrido e anote. Baseado na teoria vista, tente classificar cada caso como transformação física ou química. Preste atenção! Só porque todos os líquidos são incolores e todos os sólidos são brancos não quer dizer que sejam a mesma coisa e que os resultados sejam os mesmos.
QUER SABER MAIS: https://www.youtube.com/watch?v=Vr5TajZaJSY
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