ATIVIDADES DOMICILIARES PARA ESSA SEMANA

1º ENSINO  MÉDIO


A ATIVIDADE COMPLETA ESTÁ COM A ESCOLA COMO O MEIO DE ENTREGAR TAMBÉM

01-  A água é uma substância que existe em grande quantidade no nosso planeta. Ela se apresenta na natureza em três estados físicos. Quais são os estados físicos em que a água se apresenta na natureza? Cite um exemplo para cada estado.
02-   Os estados físicos da matéria são:
a)      gasoso
b)      denso
c)       líquido
d)      sólido
e)      frio
f)       quente
g)       rarefeito
03    -Identifique no esquema as mudanças de Estado Físico da matéria:




A=


B=


C=


D=


E=










04-  Indique se as afirmativas são verdadeiras com a letra (V) ou falsas com a letra (F).

a)  ( ) Quando penduramos roupas molhadas no varal, notamos que após algum tempo elas secam. Nesse caso a água mudou do estado líquido para o estado gasoso.
b)  ( ) Fusão é a passagem da água do estado líquido para o estado gasoso.

c)  ( ) A água é mais importante para os seres vivos no estado gasoso.

d)  ( ) A passagem da água do estado gasoso para o líquido se chama condensação.

e)  ( ) O ar que está a nossa volta sempre possui um pouco de água no estado líquido: é o vapor d'água, invisível a nossos olhos.

05     - Pense e responda:

a)  Ao fazermos um picolé misturamos água, açúcar, suco de fruta e levamos ao congelador.

Depois de 3 a 4 horas no congelador como estarão os picolés? Justifique sua resposta.

b)  Mas enquanto você chupa um picolé num dia quente de verão, ele começa logo a derreter e a pingar. Por que isso acontece?




Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula experimental: 
Nas aulas experimental peça para uma pessoa ajudar e filme para depois enviar ok?
1.      Fenômenos químicos e físicos:
Material
1. Ferro com e sem ferrugem;
2. Feijão cru e cozido;
3. Leite e queijo;
4. Água e gelo.
Procedimento
Mostre os pares dos materiais relacionados acima e responda que tipo de fenômeno que deu origem à mudança na matéria. 
2. Fenômenos físicos e químicos

 Materiais 
Água;
1 colher de sopa;
Bicarbonato de sódio ou pó Royal ;
Vinagre;
Copo Medidor;
Açúcar;
3 copos;
Procedimento Experimental
Uma de cada vez, faça as seguintes misturas em recipientes distintos:
1 º Copo: Água + Açúcar
Metade do copo com água (100 ml) e uma colher de sopa de açúcar;
2 º Copo: Água + Bicarbonato de Sódio (Fermento de bolo)
Metade do copo com água (100 ml) e uma colher de sopa de Bicarbonato ou pó Royal
3º Copo: Água + Vinagre+ Bicarbonato de Sódio (Fermento de bolo)
Metade do copo com água (100 ml), 2 colheres de sopa de vinagre e 1 colher de sopa de fermento
Obs: coloque os líquidos antes dos sólidos
A cada mistura, agite e observe bem o ocorrido e anote. Baseado na teoria vista, tente classificar cada caso como transformação física ou química. Preste atenção! Só porque todos os líquidos são incolores e todos os sólidos são brancos não quer dizer que sejam a mesma coisa e que os resultados sejam os mesmos.
MAIS ATIVIDADES NESSE BLOG

Comentários