PRÊMIO NOBEL DA QUÍMICA




A Academia da Suécia anunciou, na manhã desta quarta-feira (3), que os norte-americanos Frances Arnold e George Smith e o britânico Gregory Winter venceram o prêmio Nobel de Química de 2018.

Arnold é a quinta mulher na história a conquistar a honraria. Ao vencer o prêmio Nobel de Química , a pesquisadora se une a Donna Strickland como mais uma mulher a ser premiada em 2018, um feito raro na Academia. Strickland ganhou ontem o Nobel de Física, sendo a terceira na história a receber a honraria.
Por suas pesquisas sobre a evolução das enzimas , proteínas que catalisam reações químicas, Arnold ficará com metade do prêmio de 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 4 milhões. Ela trabalha no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).
Seus métodos são usados para desenvolver novos catalisadores e se aplicam na criação de substâncias químicas mais amigáveis ao meio ambiente, como em remédios, e na produção de novos combustíveis renováveis. 
A outra metade do prêmio ficará com Smith, da Universidade do Missouri, e Winter, do Conselho de Pesquisa Médica de Cambridge. O norte-americano desenvolveu um método conhecido como "exposição de fago", no qual esse tipo de vírus que infecta bactérias é usado para criar novas proteínas.
Por sua vez, o britânico empregou essa técnica para a evolução de anticorpos na produção de novos medicamentos. O primeiro remédio baseado nesse método foi aprovado em 2002 e é usado para tratar artrite reumatoide, psoríase e doenças inflamatórias intestinais.
A mesma técnica também pode ser utilizada pelos médicos no combate a metástases de tumores e em patologias autoimunes.
"O poder da evolução é revelado por meio da diversidade da vida. Os vencedores do Nobel assumiram o controle da evolução e a usaram para propósitos que trazem grandes benefícios para a humanidade", anunciou a Real Academia de Ciências da Suécia.
O  prêmio Nobel  de Medicina abriu na segunda-feira (1º) a rodada de pesquisas vitoriosas nas ciência. O americano James P. Allison e japonês Tasuku Honjo foram os vencedores. Trabalhando em pesquisas separadas, os dois cientistas descobriram um tipo de terapia contra o câncer que faz com que as células de defesa do organismo ataquem os tumores. 
Ontem, foi a vez da entrega do Nobel de Física, quando Arthur Ashkin, Donna Strickland e Gérard Mourou, autores de estudos sobre a aplicação do laser em diversos campos, foram honrados com a premiação.
Depois do Nobel de Química , será entregue o da Paz. Por último, será entregue o Nobel de Economia, na próxima semana. O Nobel de Literatura foi suspenso nesse ano e será entregue apenas no ano que vem, por causa de uma polêmica envolvendo a academia e um escândalo de assédio. 

Comentários