Celular no bolso afeta qualidade do espermatozoide e reduz fertilidade, diz estudo Leia mais: http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-celular-no-bolso-afeta-qualidade-do-espermatozoide-e-reduz-fertilidade-diz-estudo#ixzz3QRA8eMnN

PROBLEMAS COM O USO DE CELULARES
Carregar o telefone celular no bolso da calça pode contribuir para a infertilidade masculina, segundo uma revisão de estudos feita por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

A revisão analisou dez pesquisas, que incluíam 1.492 amostras de esperma vindas de clínicas de fertilização e centros de pesquisa.

As amostras foram testadas quanto à motilidade, à viabilidade (percentual que estava vivo) e à quantidade de espermatozoides.

Em comparação com um grupo controle, as amostras que tinham sido expostas à radiação do celular apresentaram redução de 8% na motilidade e de 9% de viabilidade dos espermatozoides.

Além de expor o esperma à radiação, celulares no bolso também podem elevar a temperatura da região do testículo, o que poderia ter um papel na diminuição da qualidade dos espermatozoides.

"Ainda é muito precoce para ter certeza da contribuição para a infertilidade, mas é um alerta", avalia Arnaldo Cambiaghi, diretor do centro de reprodução humana do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia).
Como parte das amostras veio de clínicas de fertilização, poderia haver um desvio nos resultados, diz o médico.

Comentários