MODELO DE PRE PROJETO TCC 2014



SÍMBOLO DO ESTADO FIGURA
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Educação
Tamanho 18 time









NOMES DOS AUTORES
Tamanho 18 time






Orientadora: Prof
Coordenadora: Profa.Nadia Barra Rosa Camargo
Tamanho 12 time- negrito





TITULO
Tamanho 16 time







PINDAMONHANGABA – SP
2013.
Tamanho 12 time








NOME (S) DO ACADÊMICO (S)

(Tamanho 14 Arial ou Times  sem negrito)

















TEMA

Tamanho Arial ou Times 12 em negrito somente o título/ subtítulo sem Negrito



Pré-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a Conclusão de Curso do Ensino Médio.


Orientador (a):
(Tamanho arial ou times 10/ Recuo 4 cm)










PINDAMONHANGABA – SP
2013.

(Tamanho Arial ou Times 12 sem negrito)



SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO................................................ 6

2. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................... 7

3. OBJETIVOS.................................................................................................................. 8

3.1 GERAL........................................................................................................................ 8

3.2 ESPECÍFICOS............................................................................................................ 8


4. REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................................... 9


5. METODOLOGIA DA PESQUISA............................................................................ 10


6. CRONOGRAMA......................................................................................................... 11


REFERÊNCIAS............................................................................................................... 12


(Tamanho 12 arial ou times em negrito os títulos – subtítulo sem negrito)








I.                   INTRODUÇÃO
Introdução é a apresentação rápida do assunto abordado e seu mérito. É uma seção na qual se aguça a curiosidade do leitor, na qual se tenta vender-lhe o projeto. É adequado terminar com a formulação do problema, sob a forma de pergunta.

II.                CONCEITOS E MÉTODOS.

2.1     TEMA:
2.2     PROBLEMA
III.              
Problematização é a transformação de uma necessidade humana em problema. Segundo Popper (1975), toda discussão científica deve surgir com base em um problema ao qual se deve oferecer uma solução provisória a que se deve criticar, de modo a eliminar o erro. É uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa.
2.3 QUESTÕES CENTRAIS DE ESTUDO
2.4 METODOLOGIA
 Metodologia significa estudo do método. Método é um procedimento, ou melhor, um conjunto de processos necessários para alcançar os fins de uma investigação. É o procedimento geral. É o caminho percorrido em uma investigação. Mostra como se irá responder aos objetivos estabelecidos. Deve se ajustar aos objetivos específicos. Envolve a definição de como será realizado o trabalho.
A metodologia deve apresentar: O tipo de pesquisa − universo e Amostra Instrumentos de coletas de dados − Método de análise
             Todos os tópicos devem ser elaborados dentro das Normas da ABNT















2.5 CRONOGRAMA

        
ETAPAS
MARÇO
2014
ABRIL
2014
MAIO A SETEMBRO
2014
OUTUBRO 2014
NOVEMBRO 2014
Escolha do tema

X



Elaboração do plano de trabalho

X



Levantamento bibliográfico

X
X


Seleção

X
X


Obtenção do material bibliográfico

X
X


Leitura e fichamento

X
X


Análise e interpretação



X

Redação da pesquisa bibliográfica



X

Digitação



X

Apresentação final




X

III.      OBJETIVO
Refere-se à indicação do que é pretendido com a realização do estudo ou pesquisa e quais os resultados que se pretende alcançar. Define o que se quer fazer na pesquisa. Os objetivos devem ser redigidos com verbos no infinitivo, exemplo: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar.
3.1 GERAL (sem negrito tamanho 12)
Procura dar uma visão global e abrangente do tema, definindo de modo amplo, o que se pretende alcançar. Quando alcançado dá a resposta ao problema.
3.2 ESPECÍFICOS (sem negrito tamanho 12)
Tem função intermediária e instrumental, ou seja, tratam dos aspectos concretos que serão abordados na pesquisa e que irão contribuir para se atingir o objetivo geral. É com base nos objetivos específicos que o pesquisador irá orientar o levantamento de dados e informações.
IV.             JUSTIFICATIVA
Justificar é oferecer razão suficiente para a construção daquele trabalho. Responde a pergunta por que fazer o trabalho, procurando os antecedentes do problema e a relevância do assunto/tema, argumentando sobre a importância prático teórica, colocando as possíveis contribuições esperadas.
V. CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO REFERENCIAL TEÓRICO.


V.                REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS














Comentários