AULA
PRÁTICA DE QUÍMICA – 1° EM E 9ª ANO EF.
FENÔMENOS QUÍMICOS E FÍSICOS
INTRODUÇÃO
Sempre
que a matéria sofre uma transformação qualquer, dizemos que ela sofreu um
fenômeno, que pode ser físico ou químico.
Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico, ao contrario se o fenômeno modifica a composição da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composição deixando de ser o que era para ser algo diferente, dizemos que ocorreu um fenômeno químico.
Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico, ao contrario se o fenômeno modifica a composição da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composição deixando de ser o que era para ser algo diferente, dizemos que ocorreu um fenômeno químico.
Obs.: Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou
seja, a matéria retorna a sua forma original após a ocorrência do fenômeno. Mas
nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados
continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos
obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados,
o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem
ser irreversíveis. No fenômeno
químico, a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer o
fenômeno é totalmente diferente da que resulta no final.
OBJETIVO
Verificar,
por procedimento experimental, as diferenças entre fenômenos físicos e
fenômenos químicos.
MATERIAL
100 ml de
vinagre
4
colheres de sopa de fermento
Água
2 copos
1 funil
100 g de
areia
1 filtro
de papel
1 colher
de sopa
MÉTODOS
RESULTADOS
CONCLUSÃO
AULA PRATICA DE QUÍMICA – 2° EM
INTRODUÇÃO
Mistura é um sistema formado por duas ou mais
substâncias. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas,
o que as difere é uma questão de ótica, ou seja, características visuais. A
mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a
heterogênea pode apresentar duas ou mais fases, uma vez que fase é cada porção
que apresenta aspecto visual uniforme.
O coeficiente de solubilidade é a quantidade de
soluto suficiente para saturar, ou seja, dissolver totalmente, o solvente,
numa determinada
temperatura. Em relação à solução,
deve-se ter em mente que quanto maior a quantidade de soluto, mais concentrada
será a solução. Além disso, cada substância é saturada numa determinada
quantidade de solvente. As soluções saturadas também podem ser com precipitado,
quando sua quantidade de soluto é maior em relação a seu coeficiente de
solubilidade, e supersaturadas, quando a quantidade de soluto é maior em
relação ao coeficiente de solubilidade, porém, algum fator externo, como o
aquecimento, pode dissolver o excesso. Uma determinada substância
pode ter diferentes solubilidades em temperaturas diferentes.
Obs. fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção.
OBJETIVO
Identificar
misturas homogêneas e heterogêneas
MATERIAL
100 ml de
vinagre
100 ml de
óleo
100 ml de
álcool
100 g de
açúcar
100 g de
sal
100 g de
areia
Água
3 copos
de vidro
MÉTODOS
RESULTADOS
OBS
SÃO 6 TABELAS IGUAIS FAVOR PROVIDENCIAR
COLHER
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MISTURAS
HOMOGÊNEA HETEROGÊNEA
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SOLUÇÃO
SIM NÃO
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COEFICIENTE
DE SOLUBILIDADE
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CONCLUSÃO
AULA PRATICA DE QUÍMICA - 1EM, 2EM, 9
ANO EF
DENSIDADE
INTRODUÇÃO
Densidade significa a qualidade daquilo que é denso, compacto.
A
densidade determina a quantidade de algo existente em um espaço delimitado, que
pode ser uma superfície, um comprimento ou uma unidade de volume.
A
densidade de um corpo ou de determinado material (líquido, sólido ou gasoso)
pode ser calculada através da relação entre a massa e o volume por ele ocupado.
A fórmula matemática para cálculo da densidade é a seguinte: d = m/v
(densidade
= massa/volume).
OBS.
A densidade é inversamente proporcional ao volume, o que corresponde dizer que
quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
Por exemplo, a densidade do aço forjado é de 7,86 g/cm³, enquanto que o ar, ao
nível do mar e a 15 °C tem uma densidade de aproximadamente 1,225 kg/m³.
OBJETIVO
Aprender
e analisar experimentalmente o conceito de densidade.
MATERIAL
1
recipiente de plástico, água, ovo, sal de cozinha (NaCl), colher, copo
descartável.
METODO
RESULTADO
CONCLUSÃO
AULA PRATICA DE QUÍMICA – 2ºEM
INTRODUÇÃO
Molar vem da
palavra molécula, mas o que exatamente é uma molécula? É o conjunto de átomos
que se ligam através de ligações químicas. É possível calcular a massa de uma
molécula, o cálculo corresponde à soma das massas atômicas de cada átomo que
forma a respectiva molécula, o resultado é denominado de Massa molar (M) ou
Massa Molecular (MM).
OBJETIVO.
OBJETIVO.
Estabelecer
relações entre massa mol e mol
MATERIAL
1 colher de
café
100 g de sal
de cozinha
100 g de
açúcar
Jarra ou
garrafa de 1 litro
Tabela
periódica
METODO
RESULTADO
0,1 Mol de NaCl equivalem ____g/L
1 Mol de NaCl equivalem
____g/L
0,1 Mol de C12
H22O11 equivalem ____g/L
1 Mol de C12
H22O11 equivalem ____g/L
MASSA
ATÔMICA
Na C O
Cl H
MASSA MOLAR
Na C O
Cl H
CONCLUSÃO
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