AULAS PRATICAS



AULA PRÁTICA DE QUÍMICA – 1° EM E 9ª ANO EF.
FENÔMENOS QUÍMICOS E FÍSICOS
INTRODUÇÃO
Sempre que a matéria sofre uma transformação qualquer, dizemos que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.
Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico, ao contrario se o fenômeno modifica a composição da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composição deixando de ser o que era para ser algo diferente, dizemos que ocorreu um fenômeno químico.
Obs.: Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja, a matéria retorna a sua forma original após a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis. No fenômeno químico, a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer o fenômeno é totalmente diferente da que resulta no final.
OBJETIVO
Verificar, por procedimento experimental, as diferenças entre fenômenos físicos e fenômenos químicos.
MATERIAL
100 ml de vinagre
4 colheres de sopa  de fermento
Água
2 copos
1 funil
100 g de areia
1 filtro de papel
1 colher de sopa
MÉTODOS
RESULTADOS
CONCLUSÃO


AULA PRATICA DE QUÍMICA – 2° EM


INTRODUÇÃO
Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas, o que as difere é uma questão de ótica, ou seja, características visuais. A mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases, uma vez que fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
O coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto suficiente para saturar, ou seja, dissolver totalmente, o solvente, numa determinada temperatura. Em relação à solução, deve-se ter em mente que quanto maior a quantidade de soluto, mais concentrada será a solução. Além disso, cada substância é saturada numa determinada quantidade de solvente. As soluções saturadas também podem ser com precipitado, quando sua quantidade de soluto é maior em relação a seu coeficiente de solubilidade, e supersaturadas, quando a quantidade de soluto é maior em relação ao coeficiente de solubilidade, porém, algum fator externo, como o aquecimento, pode dissolver o excesso. Uma determinada substância pode ter diferentes solubilidades em temperaturas diferentes.

Obs. fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção.
OBJETIVO
Identificar misturas homogêneas e heterogêneas
MATERIAL
100 ml de vinagre
100 ml de óleo
100 ml de álcool
100 g de açúcar
100 g de sal
100 g de areia
Água
3 copos de vidro

MÉTODOS
RESULTADOS
OBS SÃO 6 TABELAS IGUAIS FAVOR PROVIDENCIAR
COLHER
MISTURAS
HOMOGÊNEA          HETEROGÊNEA
SOLUÇÃO
SIM         NÃO
COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE





































CONCLUSÃO



  

AULA PRATICA DE QUÍMICA - 1EM, 2EM, 9 ANO EF
DENSIDADE
INTRODUÇÃO
Densidade significa a qualidade daquilo que é denso, compacto.
A densidade determina a quantidade de algo existente em um espaço delimitado, que pode ser uma superfície, um comprimento ou uma unidade de volume.
A densidade de um corpo ou de determinado material (líquido, sólido ou gasoso) pode ser calculada através da relação entre a massa e o volume por ele ocupado. A fórmula matemática para cálculo da densidade é a seguinte: d = m/v
(densidade = massa/volume).
OBS. A densidade é inversamente proporcional ao volume, o que corresponde dizer que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Por exemplo, a densidade do aço forjado é de 7,86 g/cm³, enquanto que o ar, ao nível do mar e a 15 °C tem uma densidade de aproximadamente 1,225 kg/m³.
OBJETIVO
Aprender e analisar experimentalmente o conceito de densidade.
MATERIAL
1 recipiente de plástico, água, ovo, sal de cozinha (NaCl), colher, copo descartável.
METODO
RESULTADO
CONCLUSÃO








AULA PRATICA DE QUÍMICA – 2ºEM
INTRODUÇÃO
Molar vem da palavra molécula, mas o que exatamente é uma molécula? É o conjunto de átomos que se ligam através de ligações químicas. É possível calcular a massa de uma molécula, o cálculo corresponde à soma das massas atômicas de cada átomo que forma a respectiva molécula, o resultado é denominado de Massa molar (M) ou Massa Molecular (MM).

OBJETIVO.
Estabelecer relações entre massa mol e mol
MATERIAL
1 colher de café
100 g de sal de cozinha
100 g de açúcar
Jarra ou garrafa de 1 litro
Tabela periódica
METODO
RESULTADO
0,1 Mol de NaCl    equivalem      ____g/L
1 Mol de NaCl    equivalem      ____g/L
0,1 Mol de C12 H22O11 equivalem      ____g/L
1 Mol de  C12 H22O11    equivalem      ____g/L
MASSA ATÔMICA
Na                    C                        O
Cl                     H
MASSA MOLAR
Na                    C                        O
Cl                     H
CONCLUSÃO
 

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