PRIMEIRO ENSINO MÉDIO

AULA PRÁTICA FENOMENOS QUIMICOS E FISICOS
Introdução: O fenômeno químico altera a natureza da matéria. Fenômenos físicos causam transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. Objetivo: Identificar as propriedades solubilidade e densidade e comparar as flutuações dos diferentes materiais. Conhecer as diferenças entre as propriedades físicas e químicas. Materiais: 1 frasco de vidro com tampa; 2 copos; 1 colher de sopa; 1 copo medidor; 1 ovo; 100g de sal; 2 colheres de sopa de pó Royal ou bicarbonato; 100 ml de refrigerante de laranja; 100 ml de água; 100 ml de óleo; 100 ml de água sanitária; 100 ml de vinagre; 100 ml de álcool; 1 bolinha de gude; 1 bolinha de naftalina; 1 pedaço de vela; 1 pedaço de plástico; 1 rolha de cortiça. Procedimento: 1. No vidro colocando pelas beiradas ou paredes na seguinte ordem: agua, óleo, álcool , bola de gude, plástico, rolha, vela e naftalina Observe . 2. Em um copo coloque água e ovo observe. Retire o ovo coloque 1 colher de sopa de sal misture com a água e novamente coloque o ovo. Observe 3. Coloque agua até a metade do copo e 4 colheres de vinagre mexa. Observe logo em seguida coloque 1 colher de bicarbonato ou pó Royal. Observe 4. Em um dos copos coloque 100 ml do refrigerante e 1 colher de sopa de água sanitária observe e anote o resultado. Questionamento: 1. Qual das experiencias são classificadas como fenômenos químicos e fenômenos físicos? Justifique 2. Em qual formou camadas e por quê? 3. Os líquidos se misturaram? 4. Você poderia em uma das experiencias indicar a ordem da densidade? 5. Qual a razão do ovo flutuar ou afundar? ___________________________________________________________________________________A REAÇÃO DE FERMENTAÇÃO
Materiais: - 02 colheres de açúcar - 100 mL de água - 20g fermento biológico (Não pode ser fermento químico) - 3 Béqueres ou copinhos descartáveis - 3 Bastões de vidro ou colher de chá Procedimento: - Dissolver 10g de fermento biológico em 50mL de água e homogeneizar bem - Adicione 01 colher (sopa) de açúcar em cada béquer - Homogeneizar a mistura - Esperar reagir - Anotar as observações Observação: Realize a montagem do experimento no início da aula e enquanto o material está em repouso reagindo, realize uma explicação sobre a temática é tempo suficiente para os alunos compreenderem o princípio da reação enquanto observam ela acontecer. Outro fato importante observei que a marca do fermento biológico pode interferir na reação então sugiro que levem um pouco mais de reagentes, pois se você observar que está muito lento pode adicionar um pouco mais de açúcar ou até mesmo mais fermento.

Comentários